sábado, 11 de dezembro de 2010

Um dia em Lagoa Santa - MG

(Foto: Ludmila Tavares)

Decidi aproveitar um feriado em Belo Horizonte para conhecer Lagoa Santa, cidade que fica a apenas 35km da capital. Liguei para minha amiga Renata, carregamos as baterias nas nossas câmeras e partimos.

(Foto: Ludmila Tavares)
Fomos direto à Gruta da Lapinha. De acordo com o site da prefeitura, surgiu a partir de rochas calcárias formadas há 600 milhões de anos pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas. No entanto, para a nossa enorme decepção, a gruta estava fechada para manuntenção sem data certa para ser reaberta. O que me impressionou foi que essa informação não estava disponível na internet, nem mesmo na página da prefeitura de Lagoa Santa.

(Foto: Ludmila Tavares)
Para o passeio não se transformar em tempo e combustível perdido, decidimos conhecer a bela área verde na região. Seguindo algumas trilhas, encontramos paisagens desafiadoras. Árvores firmadas em pedras exibindo suas raizes suspensas como visto na foto acima.

(Foto: Ludmila Tavares)
Encontramos, a poucos metros da gruta, esse simpático castelinho que abriga o Museu da Lapinha há 35 anos.

(Foto: Ludmila Tavares)
Logo na entrada, encontramos objetos artesanais vendidos como lembranças de Lagoa Santa. Esculturas em pedra, colares, blusas, postais e adereços relacionados à arqueologia.

(Foto: Ludmila Tavares)
Um espaço simples, não muito grande, cerâmicas, esqueletos, ferramentas antigas e cartazes contam um pouco da história de Lagoa Santa e da evolução do homem.

(Foto: Ludmila Tavares)
Para quem se interessa por história e os nossos antepassados, fica uma dica de um museu sem muita sofisticação, mas com registros arqueológicos importantes.

(Foto: Renada Skye Suicide)
O próprio caminho de volta para o centro de Lagoa Santa nos reservou gratas surpresas, como o ciclista acima e sua bicicleta para lá de personalizada. Não resisti e precisei reduzir a velocidade para a Renata registrar esse momento que nos rendeu boas risadas.

(Foto: Ludmila Tavares)
Minutos depois, encontramos esse presépio gigante na beira da estrada. Suas cores e dimensões foram um convite imediato para darmos uma parada.

(Foto: Ludmila Tavares)
Antes de tirar fotos, seguimos a dica da simpática caixa acima que dizia "Colabore com o prezepio / Foto 1,00 caixa tire a vontade".

(Foto: Ludmila Tavares)
O responsável pelas obras não economizava sorrisos para receber os visitantes. O artista plástico Arcanjo fez questão de falar do seu trabalho e nos convidar para conhecer sua loja e ateliê.

(Foto: Ludmila Tavares)
Localizada no bairro Vila Maria de Lagoa Santa, a loja esbanja beleza, cores, cultura e criatividade a partir do trabalho do casal de artistas Arcanjo e Soraya.
 
(Foto: Ludmila Tavares)

Além das peças únicas, encontramos a venda ícones da região produzidos em maior escala como é o caso da Luzia.

(Foto: Ludmila Tavares)

Além peças, a própria casa é uma obra artística com detalhes encantadores.

(Foto: Ludmila Tavares)
Conhecer o ateliê dos artistas e ser apresentada aos processos que antecedem o resultado final foi outro momento que valeu a visita.

(Foto: Ludmila Tavares)
Decidi trazer de lembrança uma blusa com um toque artesanal que custou apenas R$10. Para a minha surpresa, a delicadeza estava até na embalagem que dizia "Lembrança de Lagoa Santa / Café com Flores".

(Foto: Ludmila Tavares)
Arcanjo, que promete criar seja lá o que estiver em nossa mente, faz peças sob encomenda. Seja como passeio ou para comprar presentes e decorações para casa, se for a Lagoa Santa não deixe de visitá-lo.

(Foto: Ludmila Tavares)
A segunda parada na estrada foi para conhecer [para não dizer invadir] a casa aparentemente abandonada da foto acima.

(Foto: Ludmila Tavares)
Não descobrimos a história oficial dela, mas, enquanto caminhávamos dentro dos cômodos já inexistentes, ficamos imaginando quantas conversas, brigas, jantares e vida já não se passou por ali.

(Foto: Ludmila Tavares)
Finalmente, chegamos ao centro de Lagoa Santa. Passamos pela Igreja Nossa Senhora da Saúde, um tanto diferente das igrejas convencionais.

(Foto: Ludmila Tavares)
Decidimos dar uma volta na lagoa e conhecemos uma cidade tranquila, de pessoas calmas que aproveitam uma tarde de sol para um passeio de bicicleta e uma boa pescaria.

(Foto: Ludmila Tavares)
Tão perto de Belo Horizonte e tão diferente da correria da nossa cidade. Em uma área arborizada na orla da lagoa encontramos o rapaz acima que decidiu encostar sua moto e dar um belo cochilo em uma rede esticada nos troncos.

(Foto: Ludmila Tavares)
Na orla da lagoa, encontramos a área militar com a Vila dos Oficiais da Aeronáutica (PAMA-LS). Quem me conhece sabe meu entusiasmo com temas militares e pode imaginar o quanto não fiquei empolgada.

(Foto: Ludmila Tavares)
Já no final daquela tarde ensolarada, decidimos parar no "Maracujá". Uma lanchonete de produtos naturais deliciosa localizada na orla da lagoa.

(Foto: Ludmila Tavares)
Um espaço aberto com uma decoração aconchegante e um cardápio delicioso que recebe um público que vai de jovens esportistas a senhoras de idade.

(Foto: Ludmila Tavares)
A Renata ficou com o tradicional creme de açai com granola.

(Foto: Ludmila Tavares)
Eu decidi conhecer o creme de maracujá. Super gelado e um sabor indescritível, transformou-se em um dos meus prediletos.

(Foto: Ludmila Tavares)
Para fechar o dia, resolvi beber o suco de hortaliças com agrião, hortelã, couve, mel, limão, clorofila e xarope de guaraná. Confesso que utilizei uns quatro sachês de açúcar mais caprichadas gotas de adoçante. O gosto que prevalece é de hortelã e guaraná.

(Foto: Ludmila Tavares)
Se desejam ter uma tarde agradável e tranquila como tivemos, fica a sugestão. Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

12 comentários:

  1. Já estive em Lagoa Santa, mas confesso que não tive esse olhar tão especial quanto o seu. Ficaram lindas as fotos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo retorno, meninas! =) Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei maravilhada com suas fotos e comentários, sou de Lagoa Santa e fico muito feliz de saber que tem mais uma pessoa ecantada com essa cidade que apesar dos problemas eu amo d+. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ludmila, sou de Lagoa Santa e adorei as suas fotos, além de ter ficado muito feliz com a sua opinião sobre nossa cidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fotos perfeitas de um lugar perfeito!!! ...

    Sou de Foz do Iguaçu - PR ... mas moro em Lagoa Santa há 8 anos... Suas fotos são lindas... e Olha que vc só passou por uma pequena parte da cidade... Lagoa Santa tem muito mais!!! ...

    Venha viver aqui!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ludmila,
    Estou me apaixonando por Lagoa Santa a ponto de escolhermos esta cidade para nos mudarmos daqui a 2 anos.
    Quero te parabenizar pelas fotos lindas e com certeza vou visitar o ateliê do Arcanjo.
    Agradecemos as dicas. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por passar de uma forma diferente a tranquilidade que é a nossa cidade.a melhor da região Metropolina

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde:

    Legal o site!
    O encontrei pela mara imagem de UMA LAGOA ONDE HÁ UMA CAPIVARA... Um momento RARO mesmo.
    MG deve ser um Estado encantador; alias nosso país possui regiões magníficas - pena vivermos nessa desigualdade com igual.
    Também gosto de fotografar (e COLECIONAR) belas coisas.
    Inclusive faço coisas em ARTES onde uso GRAVURAS_COISAS DO TIPO.
    E tudo de bom aí nas viagens. Estas nos dão EXPERIÊNCIAS/VIVÊNCIAS mesmo.

    Tchau,
    Rodrigo Rosa

    ResponderExcluir
  10. LUDIMILA TAVARES, PARABÉNS PELAS BELAS FOTOS.
    ATT. THADEU PINHEIRO

    ResponderExcluir

Popular Posts

Recent Posts

Unordered List

Text Widget

Tecnologia do Blogger.

Compartilhe este blog e me ajude a divulgar!

Share |

Seguidores

Copyright © Fui Sem Rumo | Powered by Blogger
Design by Blog Oh! Blog | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com